terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Agora sim!

Hoje fui conhecer mais um pouco de El Calafate.  Oooh, cidade boa de andar! E consegui fazer umas fotinhos melhores.

Comecei pela Intendencia do Parque Nacional de los Glaciares.  Um lugar muito bonito, bem cuidado, que fica a uma quadra do hotel em que estou.  Vejam fotos/vídeos no link abaixo (1).

Um lugar lindo mesmo.  Dá para andar, sentar, pensar na vida.  Tudo de bom: luz, sombra, verde, passarinhos cantando e andando perto da gente. Pena que feche às 16h, pois os dias estão claros até umas 21h.  Mas tem uns banquinhos do lado de fora que quebram o galho. Ali é um verdadeiro altar a Francisco Moreno.  É uma personagem importantíssima para a Argentina por suas pesquisas, pelo reconhecimento que fez do país, por seus contatos com outros estudiosos, como Darwin.  Enfim, um homem que amou sua terra, seu país, e muito fez por ele. Até o conflito territorial com o Chile ele acabou resolvendo de certa maneira.

Depois fui conhecer a Reserva Natural Laguna Nimez (http://www.welcomeargentina.com/elcalafate/laguna-nimez-reserve.html), também, a uns 15 minutos do hotel caminhando.  Um lugar bem interessante. Como é uma laguna, a vegetação e o solo em volta são muito diferentes: arenoso, com plantas muito coloridas e variadas, lembrando algo meio desertificado, seco, o que não é o caso.  A gama de pássaros é grande.  Dezenas de flamingos nessa laguna e no Lago Argentino (contíguo - dá para ver nas fotos) (1+2), dezenas de patinhos, montes de aves de pequeno e médio porte. São 2,5km para circundar a laguna. Pagam-se P$ 10 para entrar. Dão um mapa e algumas explicações/instruções.  Apesar do calor, deu para andar bem.  Só acho que deveriam ter mais alguns "pit stops" (bancos, troncos preparados para sentar), pois vão pessoas de idade e seria bom esse conforto (há só 2 ou 3 locais para se parar, sentar, apreciar a paisagem).  Em uma das fotos ressalto que façam atenção à distância entre onde estou  tirando a foto e a laguna. Pois é, estão construindo uma parede imensa de contenção (de pedra), pois em 2008, pelo derretimento do gelo, o local foi interditado pois a água encheu tudo, e é grande a área verde que veem nas fotos.  Para encher tudo aquilo, é água, hein!  Segundo o pessoal da Reserva, isso aconteceu em fevereiro, mês em que o degelo faz o volume de água aumentar.  A gente faz a visita seguindo uma trilha simples (demarccação por pequenos pilares de madeira).  Tudo muito seguro. Acho que vi umas 20 pessoas, se tanto, fazendo o passeio. Há muitos cavalos pastando também. De um certo ponto da laguna dá para se ver e ir até o Lago Argentino, o maior por aqui.  A água é gostosa, quase morna, eu diria.  Só deu para molhar as mãos e o rosto, mas vi que é limpinha, transparente.  É uma imensidão de água.

Depois voltei para o centro e fui caminhar novamente pela cidade. Incrível como ela diminui de ontem para hoje. Explico: como já me localizei um pouco, caminhei pela avenida principal várias vezes, já reconheço alguns negócios, parece que a coisa encolheu, mas não é bem isso, claro.

Ah, sim, hoje pela manhã fui fazer algumas compras no supermercado (pelo que vi há apenas dois ou três na cidade), pois precisei comprar comida para levar na 5a. para as geleiras. Lá não tem nada para vender, nem água, e temos de comer algo, pois são muitas horas de passeio.  O supermercado, como a grande maioria dos negócios, abre de 9 às 12h30 e depois das 16h até 19h ou 20h. Este a que fui é bem acanhado.Tem o básico.  Surpreeesaaa! Não têm sacolas para carregar as compras, nem para vender. Ou se leva sua própria sacola ou se compra por P$ 0,50 um saquinho pequeno de papel pardo, pouco resistente. Mas deu para o gasto. E lá fui eu equilibrando um monte garrafas d´água, e otras cositas, mas tudo bem.

Depois da super caminhada pela laguna, almocei em uma casa de massas. Comida razoável, lugar bonitinho, bom atendimento.  Quase em todas as refeições tenho tomado uma taça de vinho...sei não... Em vez de comer a sobremesa lá fui tomar sorvete e tomar café na Ovejitas de Patagonia, fábrica de cholocate que serve café, chá e tem sorvetes ótimos.  Caminhei mais um pouco, sentei num banquinho, li minha revista, depois para o hotel.  Agora é descansar um pouco, jantar, dar outra caminhada, que amanhã saio cedo para o passeio de barco pelos glaciares.

(1)
http://picasaweb.google.com/miriamkeller/ElCalafate28122010?feat=directlink

(2)
http://picasaweb.google.com/miriamkeller/LagunaNimez28122010?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!