segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Lindo, lindo, lindo...

No link abaixo estão algumas fotos/filminhos que fiz hoje.  Minha maquineta me deixou na mão, pois muita coisa que fotografei ficou bem ruim, então descartei. Como amanhã vou andar pela cidade de novo (visitar uma reserva e ver o lago Argentino - o maior daqui), vou levar outra máquina e ver se a coisa fica melhor.

A cidade é muito interessante de fato!  Uma Campos do Jordão melhoradíssima: mais bonita, mais limpa, mais bem cuidada, com bem menos gente, bares, restaurantes, lojas e hoteis de monte e muito estilosos, além de boa estrutura de transporte público.  E tudo a bom preço!  Hoje almocei na cidade: milanesa com batatas fritas (fazia tempo que não comia um bife à milanesa, e aqui na Argentina é prato default praticamente), sorvete de chocolate (vai ter sorvete bom ali adiante), café, i.e, tudo (incluindo gorjeta, refri, couvert) = $ 40 (ah, e serviço expedito e excelente).  De novo, só duas moças para atender o restaurante inteiro. Estão vendo, não é cisma, é realidade.

Bem começando do começo: dormi muito bem, o vento uivou a noite inteirinha, fortíssimo, de dar medo.  O dia amanheceu claro, mas não muito ensolarado.  O café da manhã do hotel é excelente também.  Saí por volta de 10h30 para andar pela cidade. Primeiramente acertei meu passeio de barco pelos glaciares para 4a. cedo e o de trekking no gelo para sexta (2 horas na geleira...afeeee!!), agora só falta um bem hardcore que vou ver amanhã.

A cidade é ótima de caminhar: reta, calçadas totalmente em ordem, muita árvore, muito verde, tudo muito cuidado. Deu para andar por quase tudo, afinal ela não é tão grande e eu sou boa andarilha.  Visitei o Centro de Interpretação Histórica de Calafate em que documentam e expõem a reconstituição de animais de dezenas de milhares de anos atrás, de utensílios, armas, instrumentos utilizados pelos habitantes originais da região. São 100 milhões de anos da Patagônia (argentina e chilena). O museu é muito bem montado, muito didático, muito interessante.  Na parte externa há um nicho com alguns elementos que datam do início da ocupação da região pelos índios e depois colonizadores, além de fotos e histórico do povo local.  Vale a visita com certeza.  Na frente, um café muito simpático que também pertence ao museu.  Dá para voltar com prazer.

Aí fui andar até quase chegar ao lago Argentino (vou amanhã). É uma cidade boa demais de caminhar, um verdadeiro prazer. Ar puro, muuuitoooo vento (mas não chega a incomodar), gente bonita, locais muito bem cuidados (casas, negócios, etc.).  Mas já se vê aqui e ali a mão do homem: um tambor lançado no meio do mato, plástico em um canto ou outro, enfim: uma pena! Tomara que consigam brecar esse processo agora, pois ainda é bem pequena a quantidade de detritos.

Algumas observações:

  • hoje o sol abriu e está um calorão (24C, 25C). O pessoal daqui diz que está derretendo e sofrendo com essas temperaturas;
  • calafate é o nome de uma frutinha além de um pássaro. No caso da cidade, o nome vem da fruta abundante na região.  Vale uma correção: no post de ontem disse que comi sorvete com calda de mirtilo. Não era, era o calafate. Muito parecido, mas não igual segundo pesquisei (do not ask me why). De todo jeito tem alfajor com recheio de calafate (uma delícia!), geleia de calafate (no café da manhã tinha e é uma delícia mesmo), muitos doces (torta, bobo, etc.) recheados com a fruta;
  • aqui fazem a siesta. Fecham quase tudo às 12h30 ou 13h e só voltam às 16h30 ou 17h;
  • há várias fábricas de chocolate (comprei hoje alguns e são gostosos), lojas para alugar material para camping (há vários na cidade), material para trekking.  O comércio é bem variado e interessante;
  • há poucos brasileiros por aqui. Acho que a maioria para em Bariloche.
Pena mesmo que minhas fotos de hoje não ficaram boas, mas amanhã tiro de novo e aí vocês verão que cidade gracinha.  Estão para abrir um museu do gelo. Pena que só abrirá em janeiro, mas não sabem em que data. Se for até dia 3 vou lá, mas parece que não vai ser. Pena.


http://picasaweb.google.com/miriamkeller/Elcalafate27122010?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!