sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um final e um começo de ano inéditos

Pois é, primeira vez na vida que passo um final e começo de ano fora de S. Paulo.  E sabe que estou achando ótimo? Vendo coisas lindas, numa cidade de que estou gostando demais, num clima delicioso,fora daquela muvuca que vira minha cidade entre o Natal e Ano Novo. Se eu tivesse de dar a receita, não teria conseguido fazer a coisa sair tão bem.  Foi uma escolha de lugar e época um tanto aleatória, quase tresloucada, mas que resultou fantástica para minha sorte.

Bem, antes de mais nada, uma ótima passagem de ano a todos e que 2011 seja generoso com todos nós (já disse isso algumas vezes, tomara que as grandes forças do Universo tenham tido tempo de ouvir ou ler alguma vez).

Meus planos para hoje eram tomar um vinho com minhas amigas que voltaram de El Chaltén (acho que escrevi sem o l em outros posts, sorry!}e estão em outro hotel,e voltar para o meu, para ver o ano novo chegar. Adoro a época, mas não a liturgia.  Gosto muito de passar essa noite sozinha. No entanto, minha amiga Elê fez questão de minha presença, então acabei mudando os planos, e vou lá ter com elas para o jantar, com o maior prazer evidentemente. A vida é assim mesmo: vale por aceitar essas mudanças de rumo inesperadas que nos propiciam mais alegrias do que podíamos antever. Definitivamente, um final e começo de ano totalmente fora dos padrões e que vai ser muito bom!

Hoje foi dia de visitar o Lago Argentino, mas aqui en El Calafate mesmo.  O lago está por todos os lados, pois é onde está o Glaciar Perito Moreno e o Glaciar Upsala, ou seja, uma massa de água fantástica.  Segue o link com fotos e vídeos (hoje bem melhores, afinal, como mencionei ontem, o problema não era a máquina mas a fotógrafa...): http://picasaweb.google.com/miriamkeller/LagoArgentino31122010?feat=directlink.

O acesso ao Lago Argentino aqui na cidade é ótimo. Estrutura excelente em termos de calçadão, iluminação, bancos, plataformas, belvederes, escadas, rampas.  Só que pelo que vi, nem o pessoal da terra vai muito ali, nem os turistas.  Os da terra até entendendo, época de muito turista, todo mundo trabalhando dobrado...

No inverno, quando o lago congela, é uma pista de patinação.  Vê-se que o lago está bem seco, está esperando as chuvas que acontecem em janeiro e fevereiro sobretudo, além de mais degelo para encher.  Percebam o tamanho da área que está seca, o quanto de água isso significa. É de dar medo...

Amanhã vou andar por ali novamente, já que o dia será tranquilo (na cidade quase tudo estará fechado, e meu último passeio é no domingo), e adorei a paz dali. Dá para sentar e ficar olhando e ouvindo os pássaros, as montanhas, umas poucas pessoas que se aventuram a caminhar pela área seca do lago, ouvir o vento. Nossa, vale por uma sessão psicoterápica, ou de massagem relaxante, ou porrezinho. Impressionante!

Vejam os números relativos ao lago neste link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Argentino. Impressionante, para dizer o mínimo, e tudo natureza, não tem mão do homem.

Sabem que nunca vi tanto flamingo junto na vida?  E há muitos outros pássaros/aves que passeiam ali, pertinho da gente.  Basta ficar quietinho e apreciar.  Fora os cavalos que levam para pastar ali, que não são muitos, não vi outros animais. Talvez até tenha algum roedor, mas não vi nenhum.  As aves é que fazem o espetáculo.

Único ponto negativo: acabou com meu tênis (aquele que não tem cordões).  Devo confessar que esse tênis deve ter uns 18 ou 20 anos.  Dá para ter uma ideia de quanto NÃO gosto de tênis e quanto evito usá-los.  Na verdade, comprei esse justamente porque não tinha cordões, meio barato, da Olympikus (nem sei se existe essa marca ainda), que usei em pouquíssimas ocasiões/viagens, e sobretudo quando ia e voltava de meus exercícios na Biodelta. Mas agora, depois de literamente ter metido o pé na lama do lago, não vai ter jeito, vou ter de descartá-lo mesmo. Mas amanhã me despeço dele com uma última andança pelo lago, e mais um pouco de lama para coroar suas atividades de décadas.  Prometo que não vou chorar, mas que vou sentir sua falta, aaaah, isso vou.

Bem, acho que post novo, a não ser que algo extraordinário aconteça (esclarecendo: para ser extraordinário, diante de tanta coisa fantástica que tenho visto, tem de ser extraordinário mesmo), só no domingo, depois do 4x4 pelas montanhas.

Gente, pé direito amanhã; olho no horizonte, que é lá que estão os sonhos, as esperanças, a força e o motivo de viver.  Grande ano para nós todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!