quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

É bonito, é bonito, e é bonito...

Como cantaria Gonzaguinha. O Glaciar Perito Moreno é lindíssimo, majestoso, emocionante.  Beleza pura!

Hoje foi dia de fazer a navegação pelo Glaciar Perito Moreno (http://en.wikipedia.org/wiki/Perito_Moreno_Glacier) e passear pelo Parque Nacional dos Glaciares (http://www.losglaciares.com/es/index.html).  Saí às 9h30 com o Mario, motorista que conheci no domingo, na chegada. De El Calafate até o GPM são 80 km, o que dá aproximadamente uma hora e vinte se tanto.  A estrada é excelente!  Segundo soube, a expansão da cidade deu-se a partir de 2000, quando o aeroporto foi inaugurado.  Depois veio a estrada da cidade à entrada da reserva, e somente em final de 2009  é que terminaram os 30 kms entre a entrada da reserva e o parque propriamente.  Dá para desenvolver boa velocidade e como hoje é dia de semana (nossaaaa, primeira vez que passo um final e começo de ano longe de casa, e sabe que nem parece...) estava tudo tranquilo: estrada, acesso ao parque, passeio pelo glaciar.  O Mario me contou que brasileiros começaram a aparecer mais por aqui há uns 2 anos. O que percebo é que a grande maioria dos visitantes é composta basicamente de argentinos e europeus, pouquíssimos americanos, canadenses, e um tantinho de brasileiros. Pelo movimento do hotel também me parece que a cidade é meio passagem, talvez para Ushuaia (http://www.ushuaia.com.br/)..  O pessoal vem, fica uns dois dias e vai embora.

A paisagem pela estrada é maravilhosa.  Além da exuberância natural, onde foi construída a estrada souberam respeitar a flora local que é variada e muito bonita.

Também soube que estou dando sorte, pois desde domingo os dias têm sido ensolarados, quentes (mencionei no post de ontem que o pessoal daqui está reclamando um pouco desse calorão, não estão acostumados), sem chuva.  Parece que o tempo por aqui é, em geral, bem irregular, podendo cair temperatura e chuva a qualquer momento, i.e., um dia bom, outro nem tanto, e por aí vai.  Tomara que fique assim até domingo, pois amanhã tenho caminhada no gelo (acho que isso não vai dar certo...), e domingo tenho aventura 4x4 em picos bem altos. Vamos ver.

Tirei montes de fotos e fiz vário vídeos. A beleza do glaciar e do parque é impressionante.  Tentei gravar tudo na retina, na memória, na alma, mas as fotos vão me ajudar lá na frente a recuperar essas maravilhas.

Bem, chegando ao Parque dos Glaciares tem-se de pagar P$ 75,00. Não aceitam dólares ou cartões.  Com isso se tem acesso ao parque todo, muito bem montado, bem cuidado, uma reserva ecológica de primeira.  Vocês verão pelas fotos como a coisa é bem estruturada.  Não há lixeira em lugar nenhum. Tudo deve ser colocado em saquinhos que dão à entrada do parque e levado para fora (El Calafate).  Claro que há os Sugismundos de plantão, mas fazem um controle bom e limpam o que o pessoal deixa por lá (muito pouco aparentemente).  O parque ainda está em fase de acabamento. Estão construindo algumas instalações (mais banheiros, dormitórios para quem trabalha lá e tem de se deslocar todo dia de/para El Calafate, o que não é fácil).  Mas a infra existente já é bastante boa.

Andei por tudo (o motorista me deixou bem à vontade, e disse que eu poderia ficar quanto tempo quisesse, então...). Subi, desci, subi de novo, caminhei reto, voltei...Foi uma hora e meia de caminhada antes de pegar o barco para ir até as geleiras.   Dá para ficar o dia todo lá, pois é bom de andar, de parar, de apreciar.  O que andei deve dar um km e meio mais ou menos, o que parece pouco,mas tem bastante escadaria.  Há um elevador bacana (ver fotos), mas não está funcionando ainda.  O boom de El Calafate é recente.  A cidade pulou de 7 mil habitantes em 2000 para 18 mil em 2009.  Muita gente de fora, como mencionei em outro post, veio/vem trabalhar aqui e a meninada daqui vai embora depois de completar o segundo grau (não há Universidade, nem aqui nem próximo. O maior centro fica a 320 km), se não quer trabalhar em serviços ou abrir seu negócio.

Outra coisa, como mencionei nos vídeos tem, sim, de usar protetor solar forte.  Eu já estou rosinha, mesmo com meu protetor 50.  O sol é forte, não há poluição, nuvens, então o negócio é direto na pele.  Além disso, o vento engana. Aliás tinha montes de turistas encapotados lá no glaciar...afe!  Com aquele solão!! Só senti um pouco de frio quando o barco se aproximou do glaciar, pois aí eles põem um pouco de velocidade, mas só isso. Levei e trouxe meu casaco dobradinho.

Ah, sim, pagam-se outros P$ 50 pelo passeio de barco, que sai de hora em hora (|9h30, 10h30, 11h30...). O passeio dura uns 50 minutos.

A imponência do Glaciar é incrível. A força, a massa de tudo aquilo.  Vejam nos vídeos o tamanho dos pedaços de gelo que se soltam dos paredões.  Vi uns três despregamentos.  O ruído é de um trovão e a coisa é rápida, pois quando a gente vê é só aquela massa de gelo caindo. O barco que faz o passeio é bem grande e confortável, e parece seguro.  Dão informações em espanhol e inglês.  Ao final do passeio, lá fui eu tomar meu whisky com gelo milenar...e olha que ele é de uma transparência fantástica.

Parece que sexta, sábado e domingo o parque lota, pois além dos turistas os da terra também vão lá para passear.  Se eu morasse aqui não iria menos que uma vez por mês lá, mesmo considerando a distância.  Uma benção aquele lugar. Eu gostaria muito de voltar.

Há outro glaciar, o Upsala (http://pt.wikipedia.org/wiki/Glaciar_Upsala), que é muito maior que o GPM, mas, segundo dizem, não tem a mesma beleza.  Dentro do parque há apenas um hotel, logo na entrada. Ninguém mais tem licença para operar ali, como hotel.  Mas lá no meio, bem perto do Upsala, tem a Estancia La Cristina.  Ali tem de cavalgada, a trekking, e...hospedagem. É, por exemplo, onde está o príncipe da Bélgica e sua família.  Se chega de barco, por um roteiro meio que exclusivo.

Bem, pelo que pude ver por aqui, acho que minhas amigas também vão ter muito que contar da beleza de El Chatén. Vamos aguardar.

Espero que tenham paciência para ver as fotos, pois valem a pena, não pela qualidade da fotógrafa, claro, mas pelo objeto fotografado.

Link das fotos/vídeos: http://picasaweb.google.com/miriamkeller/GlaciarPMoreno29122010?feat=directlink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!